quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Valores de uma geração

 Hoje venho falar sobre uma coisa que muito me preocupa, o valor que nossos colegas "nos dão". Vocês vão entender o "nos dão" em seguida...

 Uma profissão que eu admiro e pretendo seguir é a de diretor, quero trabalhar com cinema, vanglorio toda a magia e dramática que um filme nos dá, simples, direta e sincera. Mas como todas outras profissões, a profissão em sí não é uma profissão barata, muito menos os equipamentos para trabalhar com ela, e é aí que chego no ponto de hoje, "valores".
 O que mais vejo hoje em dia são produtoras independentes,  fruto de uma geração que tem o cinema digital mais acessível se comparado ao antigo, onde câmeras que filmam clipes, publicidade, curtas, hoje custam a média de 8 mil reais e tem a qualidade necessária para tal. Gosto disso, acredito que quanto mais as pessoas "normais" obtiverem acesso aos instrumentos de criação, mais será criado e mais as pessoas vão pensar, aprender ou ignorar, mas terão acesso a novas idéias, mesmo que absurdas! 
 Mas é nessa relação do novo cinema com a nossa velha arte que mora meu desejo de mudança, minha inquietação por causa da relação das pessoas que se dizem profissionais e atores, atrizes. Não acho justo uma pessoa que diz ser "diretor" de cinema, dono de produtora ou produtor, convidar atores para participar de seus filmes sem a menor remuneração, com o tal do: "Pagamos transporte e alimentação, mas nada de cachê!"... Um equipamento básico de produção, para uma qualidade MÍNIMA, exige aí uma câmera de no mínimo 8 mil reais, se for como 90% de hoje em dia, são as câmeras fotográficas da nova geração canon/nikon, que gastam mais uns 3 mil reais com adaptações para filmagem, uma iluminação de no mínimo 5 mil reais, mais toda estrutura elétrica, equipe, totalizo uns 20 mil reais de investimento, MÍNIMOS! Então, se essa pessoa que investiu esses mínimos 20 mil reais, sem contar sua profissionalização, jogando baixo o menor curso de direção de cinema que conheço custa mil reais por mês durante dois anos - mais 24 mil - . Essa pessoa, que gastou aí seus 44 mil reais e espera fazer um filme, ser reconhecido, ganhar prêmios, dinheiro, essa pessoa se acha no direito de chamar atores para trabalhar sem um cachê mínimo? De graça?
 Me pergunto muitas vezes se as pessoas pensam que ser ator é como mágica - acontece do nada - pois parece muito insignificante o Ator para o resto do mundo, o ator não deve ter estudado, gastado seu dinheiro com sua profissionalização e aprofundamento em mais e mais oficinas, cursos, porque ninguém quer pagar o ator, é incrível isso!!! As "produtoras independentes" lembram de pagar todo mundo, faxineira, iluminador, contra-regra, cabelereiro, mas nunca o ator, o ator não precisa ser pago, imagine!
 Mas também não posso ausentar a culpa por parte dos nossos, tenho amigos e mais amigos que simplesmente aceitam essa condição, e como já citei uma vez no blog, vendidos que cada vez mais prostituem nossa arte, porque até onde eu sei eu dou um duro danado para pagar todos meus cursos e nada me veio de graça, assim como todos meus colegas. 
 Aí me vejo entre a cruz e a espada, pois sei que de minha parte não aceito esse tipo de trabalho mas por outro lado vejo mais e mais amigos incentivando os "produtores independentes" a continuarem com tamanho abuso. Não, não exijo cachês milionários, sei da dificuldade que todos passam, mas também não acredito no trabalhar de graça, como já disse, essas pessoas tiveram um gasto para estar onde estão, e 1% dos 44 mil já é suficiente, que ator não gostaria de fazer um curta por 400 reais que fosse de cachê? Muitas vezes isso salva o aluguél ou mercado que seja da pessoa. Muitas vezes, esse não chega a 10% do retorno que as produtoras tem, pois há também a tamanha falsidade do "não estamos ganhando nada com isso", mentira, hoje em dia os santos já foram canonizados e ninguém faz mais nada na boa vontade.
 Fica meu apelo aos amigos e colegas conscientes, acho que já passou da hora de nos unirmos e lutarmos contra essa condição, seria de muito valor dizer hoje um NÃO para amanhã dizer com muita alegria um SIM...

0 comentários:

Postar um comentário