segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Pequenos Burgueses - Máximo Górki

Pequenos Burgueses” de Máximo Górki. 
Uma peça incrível, achei que não ia ter paciência de ler suas 231 páginas numa só vez, o livro assusta no tamanho, mas o texto é tão rápido e atual que nem parece que foi escrita em 1901, dá pra ler num instante! :D
Ela retrata uma família em crise, que muito me lembrou a peça “A Moratória” de Jorge Andrade, talvez seja só essa idéia de família problemática e cada familiar personificar um tipo, mas não saía da minha cabeça momento algum. Toda história se passa no casarão da família de Bessemenov, um velho avarento pra lá de reclamão e muito frustrado com a situação que a sua família se encontra, no casarão vivem seus dois
filhos, Tatiana, uma mulher de 28 recém formada, a qual é importunada a peça inteira por não ter se casado ainda, e seu irmão Piotr, um ex-estudante que fora suspenso após participar de um movimento revolucionário na sua faculdade.
 Todos conflitos tem foco nos três, por mais que existam outros 10 personagens, qualquer problema que ocorre em cena tem ligação a um desses três personagens-chave.
É um ótimo drama, recomendo para quem quiser ter uma idéia dos textos de Górki, que refletia muito sobre a burguesia da época numa visão meio humanista.
Em suma, muuuito bom!

0 comentários:

Postar um comentário